Conheça as 4 melhores skatistas brasileiras que estão no top 10 do Ranking Mundial de skate park e street


Após estreia nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 (2021) o skate feminino passou a ser mais procurado e praticado pelas meninas em todo país. Outra coisa que impulsionou este aumento da prática foi a conquista da medalha de prata da maranhense Rayssa Leal e também a exposição das competições de skate na mídia brasileira. Rayssa Leal conquistou e encantou não só o Brasil, mais o mundo com suas manobras.

E após o anunciou do Comitê Olímpico Internacional sobre a participação do skate nos Jogos de Paris 2024 e nos Jogos Los Angeles em 2028, fez os apaixonados e atletas da modalidade vibrarem com a notícia.

Quanto a presença das atletas brasileiras nos Jogos de Paris 2024, se os rankings para corrida olímpica fechassem hoje, o Brasil teria quatro atletas entre os Top 10 das modalidades street e park feminino. Entre as atletas da modalidade Street temos: Rayssa Leal é a líder do ranking mundial com 104.565 pontos, Pamela Rosa é a sétima melhor do mundo, com 43.639, e Gabriela Pereira Mazetto, a oitava, com 40.606. Se a classificação para os Jogos se encerrasse hoje, elas seriam as brasileiras com vagas para Paris. Na modalidade Park, a melhor brasileira classificada é Yndiara Asp (9º colocação no ranking). As atletas Raicca Oliveira (11.ª com 18.503) e Dora Pereira (24.ª com 4.442) estão na corrida pela classificação para Paris 2024.

A classificação olímpica vai até 24 de junho de 2024 e o Brasil deverá mandar seis skatistas feminina para Paris-2024 (três em cada modalidade). A França receberá quatro vagas por ser país-sede. A mesma quantidade ficará reservada ao Comitê Olímpico Internacional, para seguir o princípio da universalidade. Cada um dos cinco continentes do Movimento Olímpico tem garantido um atleta por prova. Se um continente não se classificar com um atleta, a vaga será atribuída ao melhor classificado no ranking da representação do continente.

O caminho para quem pretende a classificação para Paris 2024, será através das diversas competições que serão levadas em consideração para a pontuação no ranking, como o Mundial, o tour profissional e eventos de três e cinco estrelas. acontecerão durante todo o período de 2023. Ao contrário do caminho de classificação de Tóquio 2020, os campeonatos continentais agora serão classificados como eventos de 3 estrelas e os campeonatos nacionais não serão incluídos no processo de qualificação.

O Ranking Mundial Olímpico de Skate (OWSR) é sancionado pelo World Skate e emitido dentro de 72 horas após o término de cada competição. O OWSR, o calendário de eventos e os critérios do Ranking antes da qualificação olímpica podem ser encontrados no site World Skate.

O ranking OWSR pode ser obtido entre 22 de junho de 2022 e até 23 de junho de 2024 inclusive, em 3 temporadas: 

2022 – 22 de junho a 31 de dezembro

2023 – 1 de janeiro a 31 de dezembro

2024 – 1 de janeiro a 23 de junho

Os atletas serão selecionados pelo nome do OWSR a partir de 24 de junho de 2024 após a conclusão de todos os eventos elegíveis do OWSR, com uma cota máxima de três (3) atletas por NOC por gênero por evento até atingir o número de 22 atletas.

Fonte: Olympics e World Skate

Comentários