Conheça 15 livros esportivos escritos por mulheres

A Baiana no Esporte celebra o mês das mulheres, compartilhando dicas de livros, filmes e series voltado aos esportes feminino. Nesta primeira parte selecionei alguns livros de esportes escritos por mulheres.

Deu um pouco de trabalho mais conseguir uma seleção de livros escritos por mulheres abordando o esporte e as artes marciais feminina.

As Esportistas: 55 Mulheres que Jogaram Para Vencer – Autora: Rachel Ignotofsky

Sinopse: Inspirador e ricamente ilustrado, "As esportistas" destaca as conquistas e histórias de 55 mulheres atletas notáveis desde o século XIX, que fizeram história e quebraram recordes em mais de 40 esportes. Entre elas, há figuras conhecidas, como a tenista Billie Jean King e a ginasta Simone Biles, além de campeãs menos comentadas, como Toni Stone, a primeira a jogar beisebol em uma liga profissional masculina, e a skatista pioneira Patti McGee. A edição brasileira traz também 5 das mais importantes atletas da história do nosso país. Com infográficos, uma linha do tempo e estatísticas, "As esportistas" celebra o sucesso de mulheres fortes, corajosas e destemidas que abriram caminho para as atletas de hoje.

Você pode comprar: no Amazon

Corrida para mulheres iniciantes: treine inteligência, corra rápido e evite lesões – Autora: Paula Defar

Sinopse: Corrida para Mulheres vai ajudar você a colocar de lado todas as desculpas e, ao mesmo tempo, gerar um hábito saudável que não só a manterá em forma, mas também jovem e ativa mentalmente.

Você pode comprar: Amazon

A verdadeira regra do impedimento: a história do futebol feminino cearense – Autora: Karine Nascimento

Resumo: Para as mulheres inseridas no ambiente esportivo - seja como atleta, jornalista ou torcedora -, a verdadeira regra do impedimento se constitui fora dos campos. Essa foi a máxima que norteou este livro. Em 1983, houve um campeonato feminino cearense que mal foi divulgado e, quando era noticiado nos jornais, não se fazia questão de esconder o machismo. Por 35 anos, o silêncio prevaleceu. Esse capítulo importante do esporte estadual foi esquecido, ignorado, como acontecem, em geral, com feitos femininos. É essa história, ainda inédita, que será contada no livro A Verdadeira Regra do Impedimento: a história do futebol feminino cearense. Mais do que dar visibilidade à história do futebol feminino do Ceará, essa obra mostra, acima de tudo, mulheres. Mulheres essas que, a seu modo, são transgressoras, pela simples - ou não tão simples assim - decisão de assumir a paixão pelo esporte. Apesar do foco ser o futebol estadual, os exemplos das jogadoras cearenses são usados para mostrar os problemas recorrentes no país como um todo, como a falta de apoio e a forma como a imprensa ajuda a manter a modalidade como "inferior". Além do resgate histórico, que é o destaque, o livro traz a atualidade também, com a ajuda de nomes como as jornalistas Nadja Mauad, Clara Albuquerque, as integrantes do blog Dibradoras e a atleta de futsal mundialmente premiada Amandinha.

Você pode comprar: Amazon

1000 exercícios e jogos para o atletismo – Autora: Geovana Alves coiceiro

Sinopse: Com experiência de mais de 20 anos na modalidade, sendo uma parte como atleta e outra como profissional de educação física. a autora tenta mostrar neste livro como é fácil tornar a modalidade mais atraente usando os movimentos básicos mais divertidos, alegres e prazeroso. A autora acredita que “por meio de atividades lúdicas – jogos e brincadeiras – é possível tornar a atividade tão intensa quanto um treino rigoroso. É preciso gerar satisfação em fazer a atividade, só assim conseguiremos mais adeptos para praticarem o atletismo. Para isso, é só nos reportarmos ao grande sucesso das corridas de rua em todo Brasil, tornando-se, hoje, a prova mais praticada do Atletismo e mais interessante, cada vez mais encontrando adeptos em toda a sociedade.”

Você pode comprar: no site autografia

Guia ilustrado de Karate – Autoras: Danielle Giacomim e Aline Fidelman

Descrição: O guia ilustrado de Karatê chega como facilitador para compreensão do Programa de Avaliação das faixas branca à marrom criado pelo Dojô Garra. O programa foi desenvolvido e testado pela Sensei Danielle Giacomim, em parceria com sua instrutora Aline Fidelman e a partir dele, ambas puderam elaborar um material super didático, em formato ilustrado e muito divertido para o público infantil e que acolhe também jovens e adultos interessados em aprofundar na teoria desta arte marcial.

Você pode comprar: no site autografia

Os Sem-Copa: craques que encantaram o Brasil e nunca participaram de um Mundial – Autora: Clara Albuquerque

Resumo: O livro é uma viagem pelo universo de jogadores brasileiros que tiveram carreiras excepcionais, mas que, pelos mais variados motivos, não estiveram presentes em um Mundial. O livro apresenta, com originalidade, um rico painel do futebol brasileiro. No fim da publicação, para não deixar faltar ninguém, um capítulo reservado para o “sem-copa” do leitor completa a lista dos vinte e três jogadores que mereciam ter ido à maior competição do futebol mundial.

Você pode comprar: no site Livraria da travessa, Magazine Luiza, Amazon

Mulheres na Área - Gênero, diversidade e inserções no futebol – Autora: Cláudia Samuel Kessler

Resumo: Esta obra contesta a convencional posição de que o Brasil é somente o país do futebol de homens. Este livro é um convite para que se possa entender melhor a participação das mulheres em um campo esportivo bastante familiar à cultura brasileira. É um rico material para os interessados no futebol, seja o público geral ou o pesquisador acadêmico, representando a atual produção de conhecimento na área esportiva. Eis uma leitura que permitirá entender melhor o futebol, ou melhor, um outro futebol, ainda invisível.

Você pode comprar: no site Livraria da UFRGS, Amazon.

As Mulheres no Universo do Futebol Brasileiro – Autoras: Cláudia Samuel Kessler, Leda Maria da Costa e Mariani da Silva Pisani

Sinopse: Composto por 18 capítulos, o livro As mulheres no universo do futebol brasileiro é um presente a todos/as os/as entusiastas do futebol feminino no Brasil, bem como é um convite de leitura aos curiosos em conhecer um pouco mais sobre essa modalidade tão controversa e fascinante. Os textos aqui compilados foram escritos - em sua grande maioria - por mulheres que possuem longa trajetória acadêmica nos estudos sobre práticas esportivas. A área de atuação dos/as autores/as aqui presentes é bastante variada: Antropologia, Comunicação Social, Educação, Educação Física, História e Psicologia. Essa multiplicidade fornece vieses diferentes sobre os diferentes futebóis praticados por mulheres, dentro e fora dos gramados.

Você pode comprar: no site Amazon, Editora FGV, Editora UFSM

Mulheres e Esporte no Brasil: Muitos papéis, uma única luta – Autora: Katia Rubio

Sinopse: O esporte para as mulheres nunca foi concessão. Foi uma conquista alcançada com muita luta. E a luta das mulheres pela igualdade e equidade de condições no esporte persiste. Às vezes velada, silenciada, invisibilizada ela segue, porque ser mulher implica em existir e não apenas em sobreviver. Nunca é demais lembrar que mulheres foram privadas do direito ao esporte por serem consideradas frágeis. Se hoje elas frequentam e dominam pistas, campos, quadras, tatames e piscinas é porque algumas lutaram para que muitas pudessem demonstrar publicamente suas habilidades. Passados mais de 100 anos persiste o preconceito, porém, encoberto por novos argumentos. Esta é uma obra que fala sobre muitas mulheres que enfrentaram o desafio de ser atleta ou de trabalhar no ambiente esportivo, seja como gestora ou técnica, e que em diferentes momentos históricos buscaram a realização de um desejo que implicava contestar um modelo de mulher e de esporte muitas vezes incompatíveis com a necessidade de habilidades construídas socialmente como não femininas.

Você pode comprar: no site Amazon

As Mulheres e o Esporte Olímpico Brasileiro – Autora: Katia Rubio (org.)

Sinopse: O livro ‘As Mulheres e o Esporte Olímpico Brasileiro’ tematiza a questão da participação das mulheres no campo esportivo, com destaque para aquelas que trilharam anonimamente caminhos que contribuíram para a edificação do esporte nacional. Ao mesmo tempo em que nomeia e exibe as protagonistas, não deixa de registrar as inomináveis, aquelas que, como sujeito coletivo, fizeram movimentar com seus corpos e subjetividades, não apenas os espaços nos quais o esporte se faz presente mas, sobretudo, representações, ideias e imagens sobre as mulheres e a prática de atividades físicas. Em cada um dos textos há a identificação do esporte como um território atravessado por relações de poder, grande parte delas relacionadas às questões de gênero. São, pois, muitas as razões que fazem deste livro uma leitura necessária para quem se interessa pela história do esporte olímpico.

Você pode comprar: no site Amazon

A Linha da Bola – Autora: Clara Albuquerque

Sinopse: Um guia para mulheres (e homens!) que ajuda a entender as minúcias desta paixão nacional –, a autora trata o assunto com muito bom humor e descontração, driblando o preconceito e provando que as chuteiras podem dar lugar o salto alto. Todos os 11 capítulos são subdivididos em “Pretinho Básico”, “Esporte Fino” e “Passeio Completo”, termos através dos quais Clara discorre sobre informações do universo futebolístico como a história do esporte, número de jogadores em cada time, modelos de uniformes, esquemas táticos, posições, principais técnicos e jogadores da história, incluindo breves biografias, clubes em que jogaram e número de gols.

Você pode comprar: no site Amazon, Livraria da Travessa, Livraria Martins Fontes Paulista

Mulheres à cesta: o basquete feminino no Brasil – Autora: Cláudia Guedes

Sinopse: O livro é um verdadeiro documento sobre tudo o que aconteceu no basquete feminino brasileiro, desde a origem até a década de 70. O livro resgata relatos desde sua invenção por James Naismith, as primeiras regras, a expansão do jogo para o mundo todo; destacando o naipe feminino, desde o começo do século XX, as dificuldades, as conquistas e fotos tiradas ao longo desse tempo.

Você pode comprar: no site Mulheres à cesta


Ginástica e a pessoa com deficiência: reflexões e encaminhamentos práticos – Autoras: Marina Brasiliano Salerno, Michele Viviene Carbinatto

Sinopse: Consideramos recente a abertura dos nossos ginásios, clubes, academias, campos e quadras para a pessoa com deficiência. Neste livro, abordamos os conceitos que levaram a estigmas àquelas pessoas e, consequentemente, seu distanciamento com a ginástica. Relatos de experiências, direcionamentos para participação em eventos, dicas para o processo ensino e aprendizagem são gatilhos que evocam a ginástica para todos e todas, inclusive para a pessoa com deficiência!

Você pode ler: no site Editora Bagai – link: https://drive.google.com/file/d/12ZBIxx9aSTtkptknNgnfL2oNRYvOUzJi/view

Kata Shotokan: Guia completo em português – Autora: Aline Fidelman

Sinopse: Descreve a história e origem dos 26 Kata Shotokan, junto a um importante estudo técnico-descritivo e visual que esclarece dúvidas sobre termos técnicos, aplicações e traduções de forma segura, competente e responsável com o Karatê-dô.

Você pode comprar: no site Amazon, Editora Autografia

Do Primeiro Quilometro à Maratona: Manual do Corredor – Autora: Jessica Augusto

Sinopse: As provas, para profissionais e abertas ao público em geral, multiplicaram-se, e os paredões, estradas, matas e parques encheram-se de pessoas de sapatilhas que correm pelo prazer de correr. Para alguém como eu, que há anos dedica a sua vida A corrida, nada me enche mais de orgulho, porque sei que isso não será apenas positivo para a modalidade, traduzir-se-á também numa melhoria a vários níveis da saúde física e psíquica dos portugueses. Neste completo e prático manual do corredor, a atleta medalhada Jéssica Augusto explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre corridas, quer esteja a dar os primeiros passos no paredão ou a preparar-se para correr a maratona. - Um livro essencial, onde Jéssica Augusto partilha não só episódios da sua vida de atleta profissional, como também o seu conhecimento e saber para que sejam cada vez corredores melhores.

Você pode comprar: no site Amazon, Livraria Martins Fontes Paulista

Aguardem que em breve vou colocar a parte dois de livros voltados para o esporte escritos por mulheres.

Comentários